Uma década influenciando a saúde no Brasil


Há 10 anos, oito instituições privadas do setor de medicina diagnóstica com destacada atuação se uniram para ampliar esforços frente a um cenário de mudanças e evoluções no sistema de saúde brasileiro, com a consolidação de um novo perfil empresarial e o estabelecimento de regulamentações determinantes para o futuro do setor de diagnóstico no Brasil. Em 14 de julho de 2010, nasceu a Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed), entidade que deu voz a um segmento extremamente relevante para a saúde.

Comemorando uma década de existência, nos orgulhamos de uma história com grandes conquistas e realizações para nossos associados e todo o setor. Seguiremos trabalhando para continuar proporcionando o fortalecimento da medicina diagnóstica como um agente fundamental para um sistema de saúde eficiente e justo, que ofereça serviços de excelência aos seus beneficiários. Atualmente, representamos 26 empresas que respondem por cerca de 60% de todos os exames realizados pela saúde suplementar no país.

Nosso propósito é promover o diálogo entre todas as partes interessadas, demonstrando o valor do setor de diagnóstico e seus benefícios para a sociedade, estimulando o uso racional de exames e trabalhando para o equilíbrio e sustentabilidade de todo o sistema de saúde. A atuação e o diálogo junto às instituições em seus diferentes níveis sempre foram premissas importantes para nós. Contamos com uma série de comitês temáticos e grupos de trabalho, voltados a pesquisa, orientação e contribuição direta com entidades setoriais e agências reguladoras do setor de saúde.

Aliado a isso, nossas assessorias jurídica e parlamentar acompanham em tempo real projetos de lei, resoluções, instruções normativas e tudo mais que impacta direta ou indiretamente o nosso segmento. A Abramed também investe em projetos que posicionam o setor como importante elo da cadeia de saúde. Para tal, criou o Painel Abramed – O DNA do Diagnóstico, uma publicação anual que, desde sua primeira edição em 2018, traz um panorama único do setor de medicina diagnóstica nacional, consolidando indicadores que contribuem para a visibilidade do setor e a tomada de decisões.

Fomentar a discussão de temas que impactam toda a cadeia da saúde também é nossa tarefa. Realizamos anualmente o FILIS – Fórum Internacional de Lideranças da Saúde, evento que reúne especialistas nacionais e internacionais para analisar e debater assuntos relevantes, construindo uma agenda positiva entre todos os atores do setor. Isso tudo é uma mostra do que a Abramed faz dia a dia. Mas o intuito principal de hoje é celebrar nossa primeira década de história, confiantes que, seguindo o legado dos nossos fundadores, estamos construindo um futuro sólido, que só acontece porque temos ao nosso lado associados e parceiros que acreditam em uma medicina diagnóstica cada vez mais integrada, inovadora e focada na atenção ao paciente.

Feliz aniversário, Abramed! Que possamos comemorar muitas mais décadas de contribuições para a melhoria da saúde no Brasil.

NOSSOS PARCEIROS