Conheça os principais sintomas do infarto agudo do miocárdio

Rápido atendimento pode preservar a musculatura do coração e evitar sequelas


Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a principal causa de morte no mundo está relacionada a doenças cardiovasculares. Entre elas está o infarto, popularmente conhecido como ataque cardíaco, que acontece quando o acúmulo de placas de gordura nas artérias impede que o sangue chegue ao coração e, consequentemente, causa o enfraquecimento do músculo cardíaco. Mas identificar alguns sinais do infarto e buscar ajuda médica a tempo pode salvar vidas.

Não é sempre que o infarto se manifesta apresentando dor súbita no peito. "Em alguns casos, os sintomas são mais leves. Por isso é muito importante as pessoas estarem atentas aos sinais do corpo e buscarem ajuda médica quando perceberem que há alguma anormalidade", explica José Armando Mangione, coordenador do Núcleo de Cardiologia da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo e um dos especialistas mais renomados do País na área de Hemodinâmica.

O cardiologista aponta alguns sinais que, se combinados, podem indicar infarto:

  • Falta de ar.
  • Dor na região do peito.
  • Suor frio.
  • Tontura.
  • Náusea e vômito.
  • Fraqueza.

José Armando Mangione ressalta que é muito importante levar a pessoa com esses sintomas o quanto antes para um pronto-socorro com infraestrutura integrada para receber toda a assistência necessária para evitar ou minimizar os danos causados ao coração.

Para falar mais sobre este e outros assuntos, a BP possui um time reconhecido de profissionais atuantes em várias especialidades médicas. Não deixe de nos procurar quando necessitar de uma fonte médica para sua pauta.