Verrugas plantares


As verrugas plantares são duras, de crescimento granulado e geralmente aparecem na sola dos pés, nas áreas que sofrem maior pressão. Esta pressão pode também causálas por baixo de uma camada dura, grossa de pele (calo). Essas verrugas são causadas pelo papilomavírus humano (HPV). O vírus entra no seu corpo através de pequenos cortes, rachaduras ou outros pontos fracos na parte inferior de seus pés. A maioria das verrugas plantares não é um problema de saúde grave, mas pode causar desconforto ou dor, principalmente durante a prática de exercícios de impacto.

Os sinais e sintomas são: A lesão geralmente é pequena, carnuda, áspera de crescimento granulado, localizada na parte inferior do seu pé; Algumas verrugas tem “spots” sobre a pele, que são pontinhos pretos, que comumente são chamados de sementes de verrugas, mas são realmente pequenos vasos de sangue coagulados; e Dor ou sensibilidade ao caminhar ou ficar em pé.

Você deve procurar um médico.

Ana Paula Simões é Professora Instrutora da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e Mestre em Medicina, Ortopedia e Traumatologia e Especialista em Medicina e Cirurgia do Pé e Tornozelo pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.