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Opinião
KELLY CASIMIRO
É Psicóloga, fez carreira em RH de empresas da área da saúde.
Atualmente é sócia da Desenvolvere Assessoria, empresa especializada
em desenvolvimento humano na área da saúde.
Kelly.casimiro@desenvolvereassessoria.com.br
Liderança e a Jornada do Colaborador
Muito se fala hoje em dia da jornada do Paciente/ interessem no desenvolvimento delas. E, garanto a Você, que sua imagem profissional,
Cliente e sua importância. Sem dúvida esse é um A Employee Experience (EE) contempla algumas se torna a melhor possível. Quem não gostaria de ser
assunto que deve fazer parte do dia-a-dia da empresa etapas, cada uma com sua importância equalizada. mencionado como uma referência na atividade que
e recomendo que você, Empreendedor e Empresário 1) Atração: como a marca empregadora é vista no exerce ou na empresa que atua?
da área busque mais informações sobre isso. mercado; é isso que faz a empresa ser atrativa para os E se Você ainda não se convenceu da importância
Agora, existe outra jornada tão importante candidatos (recrutas). dessa jornada, veja os resultados da pesquisa feita
quando a do cliente – a jornada do colaborador. 2) Recrutamento & Seleção: essa etapa serve por Jacob Morgan e divulgados pela Denise Yohn em
Antes de falar sobre essa jornada, preciso te para confirmar a primeira impressão (atração). Aqui seu artigo:
dizer que numa relação profissional existem algumas cabe ressaltar que fornecer retorno sobre o processo • incluído 11,5 vezes mais vezes nos Melhores
expectativas que precisam ser mencionadas aqui: seletivo é visto como essencial. Lugares para Trabalhar da Glassdoor.
A) A empresa busca um profissional que traga 3) Contratação: essa fase trata da adaptação do • listadas 4,4 vezes mais frequentemente na lista
resultados consistentes e que faça parte da sua cultura. colaborador à cultura, equipe e atividades do cargo. do LinkedIn dos Empregadores mais solicitados da
B) O profissional busca uma empresa que propicie Contratar e “jogar” o profissional para realizar as América do Norte.
novos conhecimentos e crescimento profissional. tarefas é algo que vai contra à jornada e, a curto prazo, • 28 vezes mais listado entre as empresas mais
Salários e benefícios contam pontos? Sim, mas hoje faz com que o novo colaborador saia da empresa. inovadoras da Fast Company.
em dia esses pontos não estão em primeiro lugar. E 4) Desenvolvimento: é uma das principais etapas • listado 2,1 vezes mais frequentemente na lista
tudo isso tem a ver com a Jornada do Colaborador. de consolidação da parceria, porque, quanto mais da Forbes das empresas mais inovadoras do mundo.
Denise Lee Yohn, especialista em liderança oportunidades de desenvolvimento o colaborador • duas vezes mais encontrado no American
de marcas, palestrante e colaboradora da Revista tiver, maiores serão as chances de engajamento Customer Satisfaction Index.
Forbes define a Jornada do Colaborador (Employee e crescimento profissional. Aqui cabem as ações Nessa lista, eu acrescentaria:
Experience) “como a soma de tudo o que um referentes a competências técnicas e comportamentais. • Diminuição do turnover;
funcionário experimenta ao longo de sua conexão 5) Promoção: etapa que consolida as ações de • Melhoria dos índices de Absenteísmo;
com a organização, ou seja, toda a interação com o desenvolvimento e assegura a continuidade da • Aumento do índice de aprovação no período de
funcionário, desde o primeiro contato com a empresa, próxima etapa. experiência;
como recruta em potencial até a última interação após 6) Retenção: aqui o engajamento é vivido • Melhoria da satisfação geral (clima interno);
o término do contrato de trabalho.” consciente e intensamente. A camisa é vestida e o • Melhoria no índice de satisfação sobre a
Esse assunto é de extrema importância já que logotipo tatuado (!). Liderança;
trabalhamos com pessoas, para pessoas, lideramos 7) Separação: nem tudo dura para sempre. Um • Aumento do índice de satisfação do Cliente.
pessoas e todos os resultados são obtidos através do colaborador bem preparado deve ser devolvido ao Aqui no Brasil temos empresas que realizam
comprometimento das pessoas. mercado para continuar seu crescimento em outras pesquisas sobre satisfação dos empregados e marca
Para trabalhar a Jornada do Colaborador é empresas. Quando a EE é utilizada da forma correta, empregadora – Você deve conhecer as principais.
necessário pensar na empresa como um todo, mesmo com a saída do colaborador para o mercado, Contudo, antes disso, construa a Jornada do Colaborador
contemplando sua reputação no mercado, presença a imagem da empresa permanece, porque esse “ex- na sua empresa e trabalhe ações para melhoria do
nas redes sociais e no exercício da liderança. colaborador” se torna seu melhor divulgador. É uma clima e compreensão da cultura organizacional. É esse
De nada adianta ter uma empresa e marca muito propaganda de altíssima qualidade circulando por passo a passo que trará consistência para que empresa
bem conceituadas no mercado, se as lideranças todos os lugares. e Lideranças realmente façam essa jornada acontecer.
não estão alinhadas com a cultura e valores Com tudo isso, espero que Você tenha entendido E se precisar de ajuda, conte comigo.
organizacionais. Aquela famosa frase – pediu o quanto sua atuação como Liderança é importante
Fonte de pesquisa:
demissão por causa da chefia – não cabe nessa em todas as fases dessa experiência. Quando o Líder 1) https://www.forbes.com/sites/deniselyohn/2018/01/02/2018-will-be-
the-year-of-employee-experience/#284ff0c91c8f
proposta de trabalho. Há que se possa ter líderes - tem essa jornada como ferramenta de trabalho, esse
2) https://medium.com/fmrp/employee-experience-a-jornada-do-colaborador-
de fato - que gostem de trabalhar com pessoas e se caminho se torna fluido, natural e consistente. 3d845915a341
Dra. Heloisa da Rocha Picado Copesco
Médica Dermatologista. Especialização em Dermatologia pelo
Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto,
Universidade de São Paulo - HC - FMRP- USP. Título de Especialista
em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia - SBD.
Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia - SBD.
heloisapicado@gmail.com
5 dicas para evitar a oleosidade
no couro cabeludo!
Se seu couro cabeludo apresenta muita oleosidade, confira nesta colunas 5 dicas
para evitar este problema!
1 - Não Dormir de cabelo molhado
O couro cabeludo molhado e abafado por travesseiros, almofadas, além de
aumentar a oleosidade aumenta a chance de dermatite seborreica do couro cabeludo,
a chamada caspa! Dica extra: não coloque chapéu ou boné em couro cabeludo molhado.
2 - Não Tomar banho com água muito quente
Evite este erro tanto para a saúde de seu couro cabeludo quando cabelos, assim
como de sua pele. O ressecamento da pele é maior quando usamos água muito quente.
3 - Evite secador muito Perto do couro cabeludo
Mantenha pelo menos 30 cm de distância do jato de ar para o couro cabeludo. E se
possível, use jato morno ou frio para secar os fios, isso irá ajudar também na saúde dos fios.
4 - Não faça Esfoliações agressivas do couro cabeludo
Agressivas podem ser tanto em força quanto em frequência, e não devem ser feitas
diariamente.
5 - Uso de shampoo inadequado
Além do tipo de shampoo, que deve ser compatível com seu tipo de cabelo, a forma
de aplica-Lo é importante. Dica extra: não use condicionador, máscara ou óleos em
couro cabeludo, use tais produtos do comprimento para a ponta do fio.
Espero que gostem das dicas práticas para o dia a dia. Até a próxima coluna!
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