Page 26 - Jornal Labor News Digital
P. 26

Opinião



                     KELLY CASIMIRO
                     É Psicóloga, fez carreira em RH de empresas da área da saúde.
                     Atualmente é sócia da Desenvolvere Assessoria, empresa especializada
                     em desenvolvimento humano na área da saúde.

                     Kelly.casimiro@desenvolvereassessoria.com.br
                                   Liderança e a Jornada do Colaborador



         Muito se fala hoje em dia da jornada do Paciente/  interessem no desenvolvimento delas.  E, garanto a Você, que sua imagem profissional,
       Cliente  e  sua  importância.  Sem  dúvida  esse  é  um   A Employee Experience (EE) contempla algumas   se torna a melhor possível. Quem não gostaria de ser
       assunto que deve fazer parte do dia-a-dia da empresa   etapas, cada uma com sua importância equalizada.   mencionado como uma referência na atividade que
       e recomendo que você, Empreendedor e Empresário   1) Atração: como a marca empregadora é vista no   exerce ou na empresa que atua?
       da área busque mais informações sobre isso.   mercado; é isso que faz a empresa ser atrativa para os   E se Você ainda não se convenceu da importância
         Agora,  existe  outra  jornada  tão  importante   candidatos (recrutas).            dessa  jornada,  veja  os  resultados  da  pesquisa  feita
       quando a do cliente – a jornada do colaborador.   2)  Recrutamento  &  Seleção:  essa  etapa  serve   por Jacob Morgan e divulgados pela Denise Yohn em
         Antes  de  falar  sobre  essa  jornada,  preciso  te   para confirmar a primeira impressão (atração). Aqui   seu artigo:
       dizer que numa relação profissional existem algumas   cabe ressaltar que fornecer retorno sobre o processo   •  incluído  11,5  vezes  mais  vezes  nos  Melhores
       expectativas que precisam ser mencionadas aqui:  seletivo é visto como essencial.     Lugares para Trabalhar da Glassdoor.
         A)  A  empresa  busca  um  profissional  que  traga   3) Contratação: essa fase trata da adaptação do   • listadas 4,4 vezes mais frequentemente na lista
       resultados consistentes e que faça parte da sua cultura.  colaborador à cultura, equipe e atividades do cargo.   do  LinkedIn  dos  Empregadores  mais  solicitados  da
         B) O profissional busca uma empresa que propicie   Contratar  e  “jogar”  o  profissional  para  realizar  as   América do Norte.
       novos  conhecimentos  e  crescimento  profissional.   tarefas é algo que vai contra à jornada e, a curto prazo,   • 28 vezes mais listado entre as empresas mais
       Salários e benefícios contam pontos? Sim, mas hoje   faz com que o novo colaborador saia da empresa.   inovadoras da Fast Company.
       em dia esses pontos não estão em primeiro lugar. E   4) Desenvolvimento: é uma das principais etapas   • listado 2,1 vezes mais frequentemente na lista
       tudo isso tem a ver com a Jornada do Colaborador.   de  consolidação  da  parceria,  porque,  quanto  mais   da Forbes das empresas mais inovadoras do mundo.
         Denise  Lee  Yohn,  especialista  em  liderança   oportunidades  de  desenvolvimento  o  colaborador   •  duas  vezes  mais  encontrado  no  American
       de  marcas,  palestrante  e  colaboradora  da  Revista   tiver,  maiores  serão  as  chances  de  engajamento   Customer Satisfaction Index.
       Forbes define a Jornada do Colaborador (Employee   e  crescimento  profissional.  Aqui  cabem  as  ações   Nessa lista, eu acrescentaria:
       Experience)  “como a soma de tudo o que  um   referentes a competências técnicas e comportamentais.   • Diminuição do turnover;
       funcionário  experimenta ao longo de sua conexão   5)  Promoção:  etapa  que  consolida  as  ações  de   • Melhoria dos índices de Absenteísmo;
       com  a  organização, ou seja, toda  a  interação  com  o   desenvolvimento  e  assegura  a  continuidade  da   • Aumento do índice de aprovação no período de
       funcionário, desde o primeiro contato com a empresa,   próxima etapa.                 experiência;
       como recruta em potencial até a última interação após   6)  Retenção:    aqui  o  engajamento  é  vivido   • Melhoria da satisfação geral (clima interno);
       o término do contrato de trabalho.”        consciente  e  intensamente.  A  camisa  é  vestida  e  o   •  Melhoria  no  índice  de  satisfação  sobre  a
         Esse  assunto  é  de  extrema  importância  já  que   logotipo tatuado (!).         Liderança;
       trabalhamos  com  pessoas,  para  pessoas,  lideramos   7)  Separação:  nem  tudo  dura  para  sempre.  Um   • Aumento do índice de satisfação do Cliente.
       pessoas e todos os resultados são obtidos através do   colaborador  bem  preparado  deve  ser  devolvido  ao   Aqui  no  Brasil  temos  empresas  que  realizam
       comprometimento das pessoas.               mercado para continuar seu crescimento em outras   pesquisas  sobre  satisfação  dos  empregados  e  marca
         Para  trabalhar  a  Jornada  do  Colaborador  é   empresas. Quando a EE é utilizada da forma correta,   empregadora  –  Você  deve  conhecer  as  principais.
       necessário  pensar  na  empresa  como  um  todo,   mesmo com a saída do colaborador para o mercado,   Contudo, antes disso, construa a Jornada do Colaborador
       contemplando sua reputação no mercado, presença   a imagem da empresa permanece, porque esse “ex-  na  sua  empresa  e  trabalhe  ações  para  melhoria  do
       nas redes sociais e no exercício da liderança.   colaborador” se torna seu melhor   divulgador. É uma   clima e compreensão da cultura organizacional. É esse
         De nada adianta ter uma empresa e marca muito   propaganda  de  altíssima  qualidade  circulando  por   passo a passo que trará consistência para que empresa
       bem  conceituadas  no  mercado,  se  as  lideranças   todos os lugares.               e Lideranças realmente façam essa jornada acontecer.
       não  estão  alinhadas  com  a  cultura  e  valores   Com tudo isso, espero que Você tenha entendido   E se precisar de ajuda, conte comigo.
       organizacionais.  Aquela  famosa  frase  –  pediu   o quanto sua atuação como Liderança é importante
                                                                                                Fonte de pesquisa:
       demissão  por  causa  da  chefia  –  não  cabe  nessa   em todas as fases dessa experiência. Quando o Líder   1) https://www.forbes.com/sites/deniselyohn/2018/01/02/2018-will-be-
                                                                                              the-year-of-employee-experience/#284ff0c91c8f
       proposta de trabalho. Há que se possa ter líderes -   tem essa jornada como ferramenta de trabalho, esse
                                                                                                2)  https://medium.com/fmrp/employee-experience-a-jornada-do-colaborador-
       de fato - que gostem de trabalhar com pessoas e se   caminho se torna fluido, natural e consistente.  3d845915a341
                                                                                    Dra. Heloisa da Rocha Picado Copesco

                                                                                    Médica Dermatologista. Especialização em Dermatologia pelo
                                                                                    Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto,
                                                                                    Universidade de São Paulo - HC - FMRP- USP. Título de Especialista
                                                                                    em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia - SBD.
                                                                                    Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia - SBD.
                                                                                    heloisapicado@gmail.com

                                                                          5 dicas para evitar a oleosidade

                                                                                    no couro cabeludo!


                                                                        Se seu couro cabeludo apresenta muita oleosidade, confira nesta colunas 5 dicas
                                                                     para evitar este problema!
                                                                        1 - Não Dormir de cabelo molhado
                                                                        O  couro  cabeludo  molhado  e  abafado  por  travesseiros,  almofadas,  além  de
                                                                     aumentar a oleosidade aumenta a chance de dermatite seborreica do couro cabeludo,
                                                                     a chamada caspa! Dica extra: não coloque chapéu ou boné em couro cabeludo molhado.
                                                                        2 - Não Tomar banho com água muito quente
                                                                        Evite este erro tanto para a saúde de seu couro cabeludo quando cabelos, assim
                                                                     como de sua pele. O ressecamento da pele é maior quando usamos água muito quente.
                                                                        3 - Evite secador muito Perto do couro cabeludo
                                                                        Mantenha pelo menos 30 cm de distância do jato de ar para o couro cabeludo. E se
                                                                     possível, use jato morno ou frio para secar os fios, isso irá ajudar também na saúde dos fios.
                                                                        4 - Não faça Esfoliações agressivas do couro cabeludo
                                                                        Agressivas podem ser tanto em força quanto em frequência, e não devem ser feitas
                                                                     diariamente.
                                                                        5 - Uso de shampoo inadequado
                                                                        Além do tipo de shampoo, que deve ser compatível com seu tipo de cabelo, a forma
                                                                     de aplica-Lo é importante. Dica extra: não use condicionador, máscara ou óleos em
                                                                     couro cabeludo, use tais produtos do comprimento para a ponta do fio.
                                                                        Espero que gostem das dicas práticas para o dia a dia. Até a próxima coluna!
                                                                                26
                                                                                26
   21   22   23   24   25   26   27   28